4ª Fase - Manipulos, Manetes, Cabos e Vela
Após a montagem da cremalheira e do motor, foi a vez de iniciar a montagem dos restantes componentes do sistema, e que são:
Manete e cabo da embraiagem
O kit vem com uma manete que parece de um travão mecânico, mas tem a particularidade de ser encravado, ou seja de manter a embraiagem actuada mesmo sem fazer força de aperto.
Infelizmente o primeiro guiador que instalei era velho e estava amolgado, o que obrigou a abrir ligeiramente a abraçadeira da manete. Sendo em alumínio fundido, partiu. Felizmente o parafuso de aperto é suficiente para suportar a manete da embraiagem, pelo que por enquanto fica assim como está.
A manete da embraigem deverá ser instalada do lado esquerdo do guiador, e desalinhada com o travão. Das montagens que vi na net, a embraiagem fica sempre com um ângulo de +30º. Não gosto desta configuração, pois não permite actuar o travão da frente. Sugiro que seja montado para baixo com uma inclinação de -45º ou -60º
O cabo da embraiagem deve ser instalado como se de um travão de aro se tratasse, Deve ser apertado na haste da embraiagem, sendo colocada uma mola para evitar que o cabo se queime junto da cabeça do motor.
Manipulo do acelerador e Ligação ao Carburador
O acelerador do kit permite acelerar o motor e matar (kill) o motor através de um pequeno botão amarelo.
Para a montagem do manipulo do acelerador, que vem em duas metades, terá de ser feito um furo no guiador, para que seja colocado um parafuso transversal para evitar que o acelerador rode quando estamos a acelerar.
Como a qualidade do acelerador não é grande coisa, optei por fazer um enchimento do tubo do guiador, e reforçar com fita isoladora na zona das duas metades para que tivesse uma maior solidez.
Do punho rotativo do acelerador - sim, nos cursos da escola damos esta formação - sair um cabo que tem uma particularidade, em cada ponta tem um terminal diferente, o que impossibilita que seja cortado para o adaptarmos ao comprimento do nosso quadro, e alem disso vem já com a espiral agregada, o inviabiliza o corte. Obviamente que o efeito em bicicletas pequenas é de uma expiral excendentária. Paciência.
O extremo oposto do terminal tem de ser colocado dentro do carburador. Sugiro que veja como é instalado esse terminal nesses videos.
A unica questão é que os videos não mostram a instalação dentro do carburador, e isso sim é importante. O orificio do carburador possui dois picoletes, que tem de estar alinhados e encaixados nas ranhuras.
Ligações eléctricas da bobine e do corte
As ligações electricas do kit são bastante fáceis de fazer, já que apenas basta fazer coincidir as cores. Do motor saem dois fios, o quais terão de ser ligados à bobine. Basta fazer corresponder as cores. Vermelho com vermelho. Azul com azul. Os restantes fios que existem são os fios que promovem o corte da corrente para fazer parar o motor. Bastará ligá-los aos terminais disponíveis.