1ª Fase - A Escolha do Quadro
A primeira dificuldade recai sobre a escolha do quadro em que iremos montar o kit de motorização.
Vendo alguns artigos na web, facilmente se chega à conclusão que o quadro a aplicar o kit deverá ser o mais "normal" possível. Essa "normalidade" tem a haver com o espaço no triângulo do quadro, e no diâmetro dos tubos. Como este kit foi montado num quadro antigo em aço, não me preocupei muito com as medidas, no entanto a montagem num quadro de alumínio poderá necessitar de algumas adaptações.
Na Escola tinhamos um quadro que foi recuperado em aço cromo-molibdenio cromado, e que poderia ser uma opção. Assim foi.
A nossa montagem começou por ser realizada nesse mesmo quadro, mas... ao fim de algumas horas e de diversas e necessárias adaptações chegou-se a colocar a possibilidade de montagem numa bicicleta já montada, uma vez que os travões, rodas, desviadores, etc, não teria de ser instalados.
No dia seguinte, foi desapertado o motor do quadro e testado num quadro de montanha ligeiramente mais pequeno, só que... O quadro era demasiado pequeno - S - para albergar o motor. O carburador batia no tubo do selim... o que se traduziu em voltar a montar tudo novamente no quadro cromado...
Passada uma hora já o motor tinha regressado ao quadro cromado.