3ª Fase - A Cremalheira

Após a fixação provisória do motor, aliás, uma vez que este foi a primeira vez que efectuei a montagem deste projecto, achei mais prudente alinhas apenas as peças, e posteriormente fazer uma revisão dos apertos. Assim, caso fosse necessário alterar alguma coisa, seria mais rápido, e não danificaria tanto as zonas de apoio.


Como estava a referir, após a fixação do motor, foi montada a cremalheira na roda traseira.


O kit vem com uma cremalheira, salvo erro de 44 dentes, que será montada no lado oposto ao do desviador. Uma vez que existem actualmente cubos para disco, acho que deveria haver a possibilidade de fixação da cremalheira na fixação do disco.


A travagem seria na mesma realizada no aro, pelo menos na roda de trás.


Através da pesquisa que fiz na internet, existem alguns sites onde estão disponíveis esses kits, e que podem ser um bom upgrade, que pelo menos garantem alguma fiabilidade. Mas antes de explorar todas as afinações possíveis do sistema que tenho não vou efectuar qualquer alteração.


A montagem da cremalheira é assegurada por um conjunto de 9 parafusos e duas borrachas circulares que são colocadas para protecção dos raios. Através do aperto dos parafusos é possível fazer o alinhamento da cremalheira.


É importante garantir que a cremalheira fique sem empeno, e alinhada com a entrada do motor, garantindo que a linha de corrente fique o mais alinhada possível com a entrada do motor.


Os ressaltos no sentido radial da cremalheira também devem ser evitados, para que a corrente tenha um funcionamento o mais regular possível.


É natural que a corrente tenha de ser cortada. No kit existe um elo de corte, que permite fazer esta operação sem dificuldade. Um descravador de corrente de bicicleta permite descravar os pinos necessários.


Uma boa forma de verificar o funcionamento suave da corrente é rodando a roda para trás e para a frente verificando se existe alguma prisão. Nesta fase ainda não tinha colocado óleo de lubrificação da corrente.


Antes de instalar a roda, deve-se verificar igualmente se a mesma roda sem empeno e centrada. É meio caminho andado para um bom funcionamento do sistema.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© Cabra Montêz, Lda - Rua Dona Inês de Castro, Nº9 Loja A 2605-658 Belas. www.cabramontez.com GPS: 38.764869, -9.279693